Em Osasco, 300 pessoas ingressam no Projeto Libras para Todos

A Secretaria de Assistência e Promoção Social da Prefeitura da cidade de Osasco promoveu, no dia 7 de janeiro, no auditório do CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), a abertura do projeto Libras para Todos – 2011, que visa a inclusão social por meio do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso vai capacitar gratuitamente 300 pessoas em níveis básicos e intermediários.

As aulas acontecem em seis CRAS (Centros de Referência e Assistência Social), no Jardim Veloso, Vila Yolanda, KM 18, Vila Yara, Munhoz Junior, Jardim Piratininga e na sede da secretaria, no Jardim Bela Vista.

Durante a cerimônia de abertura a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafa, destacou a responsabilidade dos alunos após a formação. “Mais importante que aprender é compartilhar a diferença, elevar a participação cidadã e compreender essa diferença. A formação não é apenas um compromisso, mas uma responsabilidade. Vocês estarão preparados para interagirem com quem precisa”, explicou.



Gilma também lembrou que o projeto piloto de Libras para Todos foi iniciado no ano passado e contou com 90 alunos. Hoje, o programa atingiu a meta de 300 alunos. E já conta com uma lista de espera para o próximo semestre.


O evento foi abrilhantado com uma bela apresentação do Coral de Libras, resultado da 1ª edição do projeto. Por meio da linguagem de sinais, o grupo fez a tradução de dois grandes sucessos da MPB: Velha Infância (Marisa Monte) e Emoções (Roberto Carlos), fechando com o pop, Thriller (Michael Jackson).

Uma das participantes do curso no CRAS do Km 18 é a professora Joicy de Camargo M. dos Santos. “Sou formada em pedagogia, e acho que todos os professores deveriam ter esse conhecimento. Porque o deficiente também faz parte da sociedade e necessita da comunicação”, frisou a jovem.

Fonte: Departamento de Comunicação Social





Deixe seu comentário