Jardim Aliança em Osasco conquista canalização de córrego

As obras começaram. Depois de três longos anos de espera e desânimo, segundo os moradores do Jardim Aliança,  Zona Norte de Osasco, a canalização do Córrego Rico está em andamento.

Em 2009, a prefeitura de Osasco divulgou que as obras  seriam iniciadas. Em 2010, de acordo com os moradores do bairro, só foram despejados terra, areia e outros materias de construção nas margens do córrego para realizar a canalização, mas o mato cobriu tudo com o tempo e nada mais foi feito.

O líder comunitário Gilmeiron Medeiros, que tem acompanhado as reuniões promovidas pela prefeitura com a  população, admite que já não acreditava na obra, mas agora, segundo ele, o resultado está aparecendo.

“Estamos contentes em ver que dessa vez está dando certo, mas alguns moradores ainda se incomodam ao pensar que nosso drama está sendo resolvido por conta das eleições cada vez mais próximas”, ressalta. Morador do Jardim Aliança há 17 anos, Gilmeiron foi convidado pela prefeitura no mês passado para acompanhar as obras. Ele ainda mantém um pé atrás. “As pessoas acabam se desanimando quando são ignoradas. Agora só queremos ver o resultado da nossa luta”, enfatiza ele.


Os problemas que atingiam a vizinhança e frequentadores da região há anos por conta do córrego foram divulgados pela Operação Bairro a Bairro do DIÁRIO em fevereiro desse ano.



Na época, o Córrego Rico provocava rachaduras na parte interna dos prédios populares do Conjunto Habitacional Vila Nova, engolindo parte de seu terreno e provocando enchentes nas casas da Avenida Bandeirantes, mau cheiro, enxame de pernilongos, invasão de ratos e aranhas nos imóveis e ainda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina Saddi Haidar. Ela fica em frente  ao antigo ninho de problemas que era o córrego a céu aberto.

No início do ano, a prefeitura de Osasco informou que os pontos mais problemáticos e emergenciais do córrego já haviam sofrido intervenções na canalização em uma primeira fase. Quanto ao trecho junto ao terreno do conjunto habitacional, respondeu que o terreno estaria cedendo porque a distância da construção era menor do que o padrão exigido. A nota termina, no entanto, com uma admissão de culpa ao dizer que tudo isso não teria ocorrido se o córrego estivesse com a sua canalização concluída. A primeira fase da obra foi realizada em 150 metros do córrego. Faltando ainda mais 750.

Obra prevista para terminar ainda neste ano
Os 950 metros de córrego devem ser concluídos dentro seis ou sete meses, de acordo com a Prefeitura de Osasco. A obra ainda vai ser acompanhada de um prolongamento da Avenida Bandeirantes, que passará sobre o córrego canalizado. O investimento do governo federal é de aproximadamente R$ 8 milhões.

A administração municipal entra com uma contrapartida de 10%, ou quase R$ 800 mil.

Fonte: Rede Bom Dia





Deixe seu comentário