Linha Osasco vai chegar a Varginha

O ramal, que hoje percorre trajeto de Osasco ao Grajaú, vai ganhar mais 4,3 quilômetros de trilhos e duas novas estações, chegando até Varginha, no extremo Sul a Capital. O projeto, segundo a CPTM, terá investimentos de R$ 350 milhões e a previsão é de que as obras comecem no início de 2013.
Com a extensão, a linha de Osasco deve passar a atender mais 110 mil usuários por dia útil. Hoje, o movimento médio é de 370 mil passageiros/dia. O ramal é também o que mais cresce em termos de passageiros transportados no sistema ferroviário. Por isso, um dos principais temores dos usuários é que, com mais estações, aumente também a superlotação nos vagões. Mas, de acordo com a companhia, a previsão é de que o fluxo seja dividido com a futura linha 5 do sistema metro/ferroviário, que está em obras.

Durante o lançamento do edital, o governador Geraldo Alckmin destacou ainda que o tempo de viagem vai diminuir “consideravelmente”, já que o projeto também envolve novos trens.



“Agora, vão ter trens novos com menor intervalo, que vai passar para três minutos aumentando a capacidade. A população do extremo sul leva de uma hora e meia a duas horas para chegar ao centro da cidade de São Paulo. Agora, ela deve levar em torno de 35 minutos”, disse.

As duas novas estações da Linha 9 vão se chamar Mendes-Vila Natal e Varginha. Elas vão contar com acessibilidade e bicicletário. Além disso, a estação Varginha será a integração com o futuro terminal de ônibus que a SPTrans implantará no local.


A extensão também faz parte do projeto de modernização da linha 9, já em andamento e que envolve, principalmente, reforço no sistema de fornecimento de energia, o que também vai garantir a redução dos intervalos dos atuais 6 para 3 minutos.

Fonte: WEB Diário





Deixe seu comentário