Lixão clandestino de Osasco é interditado

O lixão clandestino de Osasco, situado no km 16,3 da Via Anhanguera, foi interditado nesta terça-feira (24). Fazia quase três semanas que caminhões entravam na área sem iluminação, durante a noite, para fazer despejos irregulares de entulho e lixo doméstico. O Diário denunciou as descargas ilegais.

A fumaça do material em combustão chegou a intoxicar funcionários de uma transportadora vizinha à área. Incomodados pelo cheiro do lixão, moradores do Parque Anhanguera, na divisa de Osasco e São Paulo, ameaçavam fazer uma passeata e interromper o trânsito na rodovia nos próximos dias.

Apesar da interdição, a pilha de lixo, de cerca de 15 metros de altura, continua emitindo fumaça. O lixão tem cerca de 2 mil metros quadrados e já vinha sendo disputado por catadores.



O material estava sendo compactado por uma máquina pesada, escondida durante o dia provavelmente na propriedade vizinha, cujo portão dá acesso para a frente do lixão. Lá se escondeu um caminhão com duas caçambas que faria despejo na segunda-feira à tarde. Alertada pela reportagem, a Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) esteve no local e informou que o córrego existente no terreno faz com que a área seja de preservação permanente. O lixo tomou conta de uma das margens do curso de água. Ele está contaminado.


A Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), dona de parte do terreno onde estão instaladas torres de energia de alta tensão, alertou que a combustão do lixão traz risco às linhas de transmissão. A empresa informou desconhecer que suas terras haviam sido invadidas.

Para a prefeitura de Osasco, a AES Eletropaulo, que também possui torres de energia no local, é a proprietária da área e terá de limpá-la. A prefeitura fará notificação dando 30 dias para a execução dos serviços.

Fonte: Diário de S. Paulo





Deixe seu comentário