Osasco promove capacitação sobre hanseníase nas unidades de saúde

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Departamento de Saúde Pública e do Programa de Combate a Hanseníase, realiza capacitação e atualização sobre hanseníase no município. O principal objetivo é incentivar a busca ativa da doença nas unidades de saúde.

A ação, que começou no dia 23 de janeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS) Laurinda Rodolfo Rubo, inicialmente abrangerá 12 unidades que tiveram casos confirmados de hanseníase. Após esta etapa, as outras UBSs do município também participarão da capacitação. Durante o treinamento, a equipe do Programa de Combate a Hanseníase promove palestras para equipes de enfermagem e administrativa das unidades de saúde, onde também são distribuídos panfletos e cartazes sobre o tema.

Segundo Mirtes Aparecida Fabricante, médica e diretora de Saúde Pública de Osasco, a hanseníase é uma doença silenciosa e de difícil diagnóstico, mas que tem cura. Quanto mais rápida a detecção, menores as chances de a doença deixar sequelas. “O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são indispensáveis para bloquear a cadeia de transmissão, para evitar sequelas neurológicas no paciente e obter sucesso no tratamento, por isso a importância de capacitar os profissionais de saúde para realizar a busca ativa de casos e auxiliar no diagnóstico”, orientou.



Elaine Aparecida Bueno Spitaletti, enfermeira do Programa de Combate à Hanseníase, completa que doença se não diagnosticada e tratada, pode ocasionar lesões irreversíveis e incapacitantes. “A Hanseníase tem cura após o tratamento, que pode durar de seis meses a dois anos, mas é importante que não haja interrupção no tratamento. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais rápida será a cura”, ressaltou.


No município de Osasco o atendimento especializado em hanseníase acontece na Policlínica Dr. João Domingos Correia, (Zona Sul) e conta com médico dermatologistas, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas e equipe administrativa capacitada. Todo o tratamento e a medicação são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente que tiver alguma suspeita ou que desejar obter maiores informações sobre a doença poderá procurar os serviços do Programa.

Serviço:

Programa de Combate à Hanseníase
Rua da Saudade, 100, sala 19 – Bela Vista – Encontra Osasco
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Telefone: 2183-0750 ramal 760

Fonte: Prefeitura de Osasco





Deixe seu comentário