Casa de Angola de Osasco

Casa de Angola em OsascoA Casa de Angola de Osasco é uma seção da Secretaria de Cultura em parceria com a Coordenadoria do Gênero e Raça da Prefeitura, e completou quatro anos.

O espaço é utilizado como referência cultural afro-descendente da região. Osasco é o único município da Grande São Paulo a criar um centro voltado exclusivamente aos costumes africanos.

No local, foram construídas duas Ocas, que estão interligadas por um galpão central. A estrutura do teto é de tronco de eucalipto tratado e a cobertura em piaçava. As paredes são em alvenaria revestida, lembrando as construções em taipas-típicas africanas. O espaço criado inicialmente, para abrigar a cultura da cidade irmã de Osasco na África, chamada Viana.

A Casa de Angola de Osasco já realizou importantes eventos e encontros para debater e discutir a cultura negra. Entre eles, a tradicional Roda de Samba do movimento cultural Projeto Nosso Samba, rodas de capoeiras e oficinas para introdução ao maculelê, palestras sobre a mulher Angolana e encontro Pankararé com exposição, palestra, apresentação cultural, danças e alimentação típica, entre outros eventos. Na Casa é possível ainda participar de aulas de capoeira através do Projeto Palmares e ver exposição de peças trazidas de Angola.

Para festejar os quatro anos, no dia 1º de agosto, aconteceu a abertura de exposições das obras de Sônia Limas e Padre Paulinho e no dia 3 a Feira Cultural, com artesanato, roupas, tranças e bonecas negras. Entre as atividades culturais, teve: samba de raiz com os grupos Projeto Nosso Samba e Samba no Beco; além do Rap DMN e OBP, poesias de Betânia, Serginho Poeta e Elton Moraes e grupos de pagode.

Casa de Angola de Osasco
Avenida dos Autonomistas, 1.828 - Centro - Cidade Osasco - SP
CEP: 06020-010
(11) 3699-9400

 



  Sobre o EncontraOsasco
Fale com EncontraOsasco
Anuncie no EncontraOsasco
Cadastre sua Empresa no EncontraOsasco (grátis)



Termos EncontraOsasco | Privacidade EncontraOsasco


Bandeira de Osasco