Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em Osasco

Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em OsascoSistema Brasileiro de Televisão (SBT)- é uma rede de televisão brasileira formada por emissoras afiliadas ou pertencentes ao empresário e apresentador Silvio Santos.

Já foi conhecida como TV Studios (TVS), nome da emissora de Silvio Santos no Rio de Janeiro. A marca SBT só foi usada anos depois.

História


Nascimento da TVS

Desde os anos 60 produzindo seu programa dominical de forma independente, rapidamente Silvio Santos montou uma estrutura de produção capaz de suprir uma emissora de televisão inteira, motivo pelo qual passou a perseguir obstinadamente seu sonho de uma emissora própria.

Em maio de 1976 finalmente Silvio Santos inaugurou a TV Studios (TVS) do Rio de Janeiro. Ele recebeu a concessão do canal 11 carioca graças à influência de alguns de seus companheiros junto ao governo federal da época, em especial o humorista Manuel da Nóbrega.

A principal atração da nova emissora era o Programa Silvio Santos, exibido aos domingos aproximadamente das 11h às 20h (a extensão real do programa variou muito no período) simultaneamente com a TV Tupi.

O início da rede

Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara).

O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado).

Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.

O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado. Um dos exemplos foi o reaproveitamento do humorístico Apertura, que havia estreado dois anos antes na Tupi.

Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos mexicanos (começando com Os Ricos Também Choram em 1982) quanto produções próprias que seguiam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo. Em 1988 cobriu os Jogos Olímipicos.

Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Líder absoluto da vice-liderança".

Em 1984 estreiam as séries mexicanas Chaves e Chapolin, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT.A Turma do Chaves no SBT

Nessa época também estreavam na emissora Mara (futuramente Mara Maravilha), Christina Roc
ha, Sérgio Mallandro, Luiz Ricardo e Mauro Zukerman.

Todos fazendo programas de prêmios como TV Powww, Sessão Premiada e O Preço Certo além de antigos programas do Silvio Santos como Vamos Nessa e Concurso de Dança.

Em 1985 vai ao ar a minissérie australiana Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência em seu horário, graças à estratégia do SBT de começar a exibição da minissérie quando a novela da Rede Globo Roque Santeiro terminava, o que era ostensivamente anunciado por Sílvio Santos em seu programa.

A minissérie foi reapresentada várias outras vezes (para os críticos, teria se tornado um "curinga" de programação na mão de Silvio Santos), mas sem o sucesso inicial.

Grandes Reformas

Em 1987 houve uma reformulação na emissora e o nome TVS gradualmente deixa de ser utilizado, dando lugar à marca SBT. A emissora, que desde sua criação alcançava o segundo lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas.

A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "brega". Ainda em 1987, Mara Maravilha ganha seu primeiro programa infantil em rede nacional, Show Maravilha e pela primeira vez a emissora mantém no ar um segundo programa infantil dobrando de 6 para 12 pontos de audiência em São Paulo e de 3 para 6 no Rio de Janeiro no horário antes ocupado por Bozo.

Em 1988 Silvio intensificou a reformulação e passou a ser mais agressivo na rivalidade com a Rede Globo, contratando artistas, lançando novos programas e criando horários próprios para grandes filmes. Silvio Santos contrata Jô Soares, comediante da Globo, e o lança em dois programas: o humorístico Veja o Gordo (que seguia o formato do Viva o Gordo) e o talk-show Jô Soares Onze e Meia. A possibilidade de realizar um programa de entrevistas seduziu Jô a trocar de emissora.

Ainda no projeto de requalificação o SBT contrata Boris Casoy e lança um jornal opinativo, o TJ Brasil, disseminando o conceito de "âncora" no telejornalismo brasileiro. Silvio Santos traz ainda Carlos Alberto de Nóbrega, que depois de breve período na Rede Bandeirantes comandando um programa nos moldes da Praça da Alegria, o Praça Brasil, relança a atração no SBT com o nome A Praça É Nossa.

Domingo Legal no SBTEm agosto de 1987, Gugu Liberato assinou contrato com a Globo.

Silvio Santos, preocupado com seu futuro como apresentador, no sábado de carnaval de 1988, cobriu a oferta da concorrente e renovou o contrato do animador do Viva a Noite com o SBT.

Com essa manobra, na prática, Silvio Santos "coroou" Gugu como seu sucessor no programa de domingo (o Programa Silvio Santos seguia como carro-chefe da emissora e vitrine número 1 dos produtos do Grupo Silvio Santos, notadamente o Baú da Felicidade), o que veio a se confirmar gradualmente nos anos seguintes.

Esporte

A emissora chegou a transmitir na década de 1990 a Copa do Brasil, a Recopa Sul-Americana, a Copa Conmebol, a Copa Ouro, Copa Master da Conmebol, Copa Master da Supercopa, Copa Interamericana, Supercopa Libertadores e Copa Mercosul de 1998. A emissora só transmitiu o segundo tempo de alguns jogos que coincidiam com o Programa do Ratinho. Além disso, o SBT transmitiu quatro Copas do Mundo (1986, 90, 94, 98). Em 1998, o SBT interrompe sua cobertura esportiva.

E a emissora transmitiu o Campeonato Paulista de 2003 e outros torneios como o Campeonato Sulamericano Sub-20 e o Torneio Internacional do Qatar.

Programas

O Programa Silvio Santos, que já existia quando o SBT foi criado, se manteve como a atração mais duradoura da emissora. Depois de ter seu horário ocupado pelo Domingo Legal e por atrações isoladas, o programa retornou a grade do SBT.Programa Silvio Santos

A dedicação pessoal de Silvio aos palcos gerou no SBT uma tradição em programas de auditório. Já nos primeiros dias da TVS, em 1981, foi aproveitada da Rede Tupi a clássica versão paulistana do Almoço com as Estrelas e, da Rede Record (então parcialmente controlada pelo Grupo Silvio Santos), o Programa Raul Gil.

Também vinha da Tupi o formato de O Povo na TV, atração dos fins de tarde, no qual Wilton Franco deu destaque a Roberto Jefferson, Roberto Lemgruber, Sérgio Mallandro e Wagner Montes.

Em 1982 o então aposentado J. Silvestre volta à frente das câmeras para comandar o Show Sem Limites; em 1983 seu lugar seria ocupado por Sérgio Chapelin, que tinha trocado a bancada do Jornal Nacional por um contrato "irrecusável". Nessa época, Gugu Liberato (então ainda conhecido como Augusto Liberato), antigo colaborador de Silvio Santos, se torna animador do Viva a Noite, um grande sucesso como atração alternativa ao Supercine da Rede Globo (o SBT ainda não tinha grandes filmes).

Flávio Cavalcanti, depois de um período de sucesso na Rede Bandeirantes, ficou no SBT até seu falecimento, em 1986. Nesse ano Hebe Camargo também sai da Bandeirantes, levando seu programa de entrevistas e variedades, e se torna a grande dama do SBT.

Murilo Néri apresentou vários programas ao longo da história do SBT, muitas vezes substituindo apresentadores que tinham deixado a emissora. O programa Cocktail era um dos mais polêmicos no quesito apelação de nudez batendo inclusive a Rede Manchete no Rio de Janeiro sendo derrotado pela série The Young Indiana Jones ou Crônicas do Jovem Indiana Jones na Rede Globo.

Infantis

A TVS já começou suas operações nos anos 70 com um vasto acervo de desenhos animados, que ocupavam longas horas da programação nas manhãs e tardes da emissora. Ainda assim, não havia um programa infantil propriamente dito. Em 1981 a TVS incorporou o Clube do Mickey, mas sem grande interesse na atração além do conteúdo de desenhos.

Logo depois entrou no ar Bozo, que atingiu grande sucesso e permaneceu por vários anos no ar; Vovó Mafalda, personagem do programa, chegou a ter seu show próprio.

Em 1987, sob a concorrência do modelo do Xou da Xuxa, o SBT criou novos programas-veículos para animadoras femininas: Simony, Mara Maravilha, Angélica, Mariane, Eliana e Jackeline Petkovic já apresentaram programas infantis no SBT em diferentes horários e formatos.

Atualmente os apresentadores mirins dos programas infantis do SBT são Priscila, Yudi e a revelação de 2008 e sucesso como mini-apresentadora capaz de desbancar até mesmo Xuxa nas manhãs de sábado, MAÍSA, no programa Bom Dia & Cia.Priscila e Yudi Bom Dia & Cia no SBT

• Sessão Desenho (1981-2007)
• Chaves (1984-)
• Chapolin Colorado (1984-2006/2008-)
• Festolândia (1991-2004)
• Bom Dia & Cia (1993-)
• Sábado Animado (1995-)
• A Hora Warner (2001-2007)
• Domingo Animado (2007-)
• Carrossel Animado (2007-)

Humor

Os primeiros programas humorísticos do SBT foram produzidos para aproveitar o elenco da Rede Tupi. A principal atração do gênero no início do SBT, Reapertura, era a remontagem do Apertura da Tupi, com elenco encabeçado por Geraldo Alves, Tutuca e Maria Teresa Fróes. O SBT também exibe repetidamente programas do Chespirito, mas mesmo assim, consegue altos níveis de audiência.

Os programas de humor gravados pelo SBT são "A Praça é Nossa", "Meu Cunhado" e "Ô... Coitado".

Além destes, há séries americanas e mexicanas humorísticas, como:

• As Visões da Raven
• Cory na Casa Branca
• Eu, a Patroa e as Crianças
• Chapolin Colorado
• Chaves
• Um Maluco no Pedaço
• As Novas Aventuras de Christine

Já foram exibidos no SBT:

• Dedé e o Comando Maluco
• Os Reis de Nova York
• Câmera Café
• Friends
• Blossom
• Punky, a Levada da Breca
• Três é Demais
• ALF, o ETeimoso
• Família Dinossauros
• Escolinha do Golias
• Sem Controle
• Regrinhas para Jovens Pais
• A Melhor Idade

Tele-seriados americanos

O SBT tem mostrado interesse em veicular seriados americanos. Desde então os canais de TV dos EUA ofereceram para o Brasil pacotes de séries produzidas pela Warner, Paramount e Europa Filmes e outras. Desde então, o SBT se filiou ao estúdio de dublagem Wan Mächer, para possibilitar as dublagens das séries.

Dentre os seriados que mais se destacam na programação do SBT, estão:

• As Novas Aventuras de Christine (The New Adventures of the Old Christine)
• Smallville, as Aventuras do Superboy (Smallville)
• Lances da Vida (One Tree Hill) (dublado na Delart)
• Sobrenatural (Supernatural)
• Veronica Mars, a Jovem Espiã (Veronica Mars)
• Arquivo Morto (Cold Case)
• O Vidente (The Dead Zone) (dublado na VTI)
• Oz (Oz)
• Um Maluco no Pedaço (Fresh Prince of Bel-Air) (dublado na Herbert Richers)
• Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids)
• Freddie (Freddie)
• As Visões da Raven (That's So Raven)
• Tudo Sobre os Andersons (All About the Andersons) (dublado na Som De Vera Cruz)
• Mais que uma Família (Like Family)
• Elas e Eu (All of Us)
• Jack & Bobby (Jack and Bobby)
• Tal Mãe, Tal Filha (Gilmore Girls)
• Everwood - Uma Segunda Chance (Everwood)
• Em Nome da Justiça (Close to Home)
• Estética (Nip/Tuck)
• Desaparecidos (Without A Trace)
• A Turma (The Class)
• QI da Loira (Twins)
• O.C. - Um Estranho no Paraíso (The O.C.)
• Felicity (Felicity)
• Enbruxadas (Charmed)
• Grey's Anatomy (Grey's Anatomy)
• Ugly Betty (Ugly Betty)
• Friends (Friends) (dublado na Herbert Richers)
• Vida de Artista (Joey)
• Pesadelos e Paisagens Noturnas (Nightmares and Dreamscapes)
• Chuck (Chuck)
• Moonlight (Moonlight)
• Raja (Aliens in America)
• Cory na Casa Branca (Cory in the House)
• Kyle (Kyle XY)
• O Exterminador do Futuro (Terminator: The Sarah Connor Chronicles)

Regionalização e afiliadas

Desde o final da década de 90, o SBT voltou suas atenções para tradicionais festas populares que são realizadas em várias regiões do Brasil. Desta forma, a Oktoberfest, em Blumenau Santa Catarina, o Círio de Nazaré, no Pará e a Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul, são eventos transmitidos com exclusividade pela emissora.

A festa do peão de Barretos chegou a ter os direitos exclusivos comprados, mas voltou para a TV Globo, antiga proprietária (os direitos da festa passaram a pertencer ao Grupo Bandeirantes).

O Festival Folclórico de Parintins também teve exclusividade do SBT entre os anos 2000 e 2007, porém em 2008 a emissora perde os direitos de imagem do festival para a Rede Bandeirantes de Televisão.

O SBT conta com 106 emissoras (sendo 15 proprias e 91 afiliadas) em todo o Brasil. Vale ressaltar que o SBT por enquanto possui apenas retransmissores em Sergipe, desde a desafiliação da TV Atalaia, atual afiliada da Rede Record.

Curiosidades

Sede SBT em Osasco• O SBT (na época TVS) transmitiu, no início de 1982, o primeiro debate entre candidatos a cargos eletivos da história da televisão brasileira. O debate entre Franco Montoro e Reynaldo de Barros, que postulavam o governo de São Paulo, foi mediado por Ferreira Neto e simultâneamente veiculado pela Rádio Jovem Pan.

Ao término do evento, Sílvio Santos fez questão de cumprimentar os dois pessoalmente por, segundo ele, terem "se mantido na linha". O "Homem do Baú" os confidenciou que assistiu-os o tempo inteiro na ilha de edição e se alguém (principalmente o oposicionista Montoro) fizesse alguma crítica mais delicada, apertaria um botão que tiraria imediatamente o programa do ar, já que tinha medo de perder a concessão do canal conquistada um ano antes junto ao governo militar.

• Persiste a controvérsia sobre a multa contratual de Ratinho, que não teria sido paga à Record quando da troca de emissoras. O próprio Silvio Santos declarou em entrevista à Veja negociou o pagamento da multa diretamente com bispo Macedo, dono da Record. No entanto, outras informações davam conta de que a multa de Ratinho teria sido anulada pela de Eliana, que também estava sob contrato milionário quando trocou o SBT pela Record.

• Em 1996, o Programa Chespirito começou a ser exibido pela CNT, e um pouco mais tarde, o SBT compra o programa e muda de nome (Clube do Chaves)e passa a exibi-lo em 2001.

• Em dezembro de 2007 o SBT perdeu a vice-liderança de audiência nacional para a Rede Record, título este conquistado ainda durante a década de 1980 por ocasião de sua inauguração pelo animador Silvio Santos.

• Programas e séries estreados em maio de 2009:

• Programa do Ratinho com Carlos Massa

• Casos de Família com Cristina Rocha

• Show da Gente com Netinho de Paula

Séries:

• Cory Na Casa Branca

• Kyle XY

• 4ª temporada de As Visões da Raven

• O Exterminador do Futuro

• Novas temporadas de SuperNanny e Astros

Slogans

• 1981 - 1987: Liderança absoluta do segundo lugar.
• 1987 - 1989: Quem procura, acha aqui.
• 1990: Vem que é bom.
• 1991: 10 anos com você.
• 1992: Aqui tem.
• 1993 - 1994: Se liga no SBT.
• 1995 - 1998: Fique ligado.
• 1998 - 1999: A cara do Brasil.
• 1999: SBT é Brasil. É Sistema Brasileiro de Televisão.
• 2000: SBT no ano 2000. Crescendo com o Brasil.
• 2001 - 2004: Na nossa frente só você.
• 2005 - 2006: A TV dos brasileiros.
• 2007: A concorrência vai tremer de medo.
• 2008: A televisão que agradece o seu carinho.
• 2009: O Nosso Carinho é pra Você/A Nossa Torcida é pra Você/A Nossa Simpatia é pra Você/A Nossa Admiração é pra Você/A Nossa Atenção é pra Você/O Nosso Amor é pra Você SBT - A TV que Agradece a sua Audiência.

Processo

O Ministério Público do Trabalho propõe uma ação contra o SBT após o choro de Maisa Silva, que chorou, bateu a cabeça em uma câmera e saiu chorando do Programa Silvio Santos, aonde possui um quadro.

Logo após o incidente, Silvio Santos riu dela e em coro com o auditório gritou "Medrosa" várias vezes.

 




  Sobre o EncontraOsasco
Fale com EncontraOsasco
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Osasco no Facebook siga o Encontra Osasco no Twitter Encontra Osasco no Google+


Termos EncontraOsasco | Privacidade EncontraOsasco