História de Osasco

História de OsascoO Osasco é um município brasileiro localizado no estado de São Paulo, na região metropolitana da capital paulista, e na microrregião a que dá nome.

Antes umcidade da capital do estado, torna-se município emancipado em 19 de fevereiro de 1962.

Tem como padroeiro Santo Antonio, sendo que no dia do santo 13 de junho é feriado municipal.


História

Período Pré Colombiano

Inúmeras tribos indígenas do tronco tupi-guarani habitavam a região desde o período pré-cabralino.

Período Colonial

O primeiro núcleo de povoamento de colonizadores foi a vila de Quitaúna, fundada no século XVII, onde residiu o bandeirante Antônio Raposo Tavares e onde supostamente estaria enterrado. A vila de Quitaúna foi esvaziada no século XVIII com a descoberta do ouro em Minas Gerais.

Na região onde hoje se situa Osasco e em seus arredores existiam vários sítios e chácaras. Próximo às margens do Rio Tietê, no século XIX, havia uma aldeia de pescadores e também grandes fazendas. Uma delas foi vendida ao italiano Antonio Agu, um imigrante que começa a história da cidade.

Período Moderno

Antonio Agu foi proprietário de vários negócios e terras na região e, em 1887, comprou uma gleba de terra no quilômetro 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. Por volta de 1890, resolveu ampliar sua pequena olaria e convidou para sócio o Barão Sensaud de Lavaud. A olaria que fabricava tijolos e telhas passou a produzir também tubos e cerâmicas, dando origem à primeira indústria da cidade.

Após outras iniciativas, em 1895, Agu construiu a estação ferroviária, erguendo várias casas nos arredores para abrigar os operários que chegavam para realizar a obra.

Os dirigentes da estrada de ferro quiseram batizar a estação com o nome do principal empreendedor da região, mas Antonio Agu pediu que a homenagem não fosse dada a ele e sim à sua vila natal da Itália: Osasco.

Daí por diante Osasco, como a região passou a ser conhecida, não parava de crescer, muitas pessoas conhecidas do comércio e diversas indústrias importantes se instalaram por lá. Para operar as máquinas dessas indústrias foi contratada mãos-de-obra imigrante.

Os imigrantes vinham principalmente da Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Irlanda. Com o aumento da população de operários, tornou-se possível também o desenvolvimento do comércio, desenvolvido principalmente pelas colônias armênia ,libanesa e judia. Na zona rural, muitos imigrantes japoneses plantavam verduras e legumes. Essa mistura de imigrantes marca as primeiras populações do atual município.

Foi em Osasco que aconteceu o primeiro vôo da América do Sul, pelo jovem entusiasta Barão Dimitri Sensaud de Lavand.

Emancipação

Osasco cresceu tanto em população quanto comercialmente, até então era subdistrito da cidade de São Paulo. Em 1952 surgiram as primeiras manifestações pela emancipação. O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após um plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, Osasco tornou-se um município.

No ano seguinte, o Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), cuja sede se concentrava na Cidade de Deus,cidade de Osasco próximo à divisa com São Paulo, organizou e colocou em operação a Companhia Telefônica Suburbana Paulista - Cotespa. A nova companhia inicialmente proveu o novo município de três mil terminais telefônicos, que operavam com o prefixo 48. A COTESPA foi incorporada à Telesp em 1974.

A área do município de Osasco foi gradativamente subdividida em novos centros telefônicos - Rochdale, Santo Antônio, Quitaúna e Menck, além da área central.

Economia

Osasco foi um município industrial, mas houve desconcentração industrial para outras regiões e hoje a cidade vem caminhando para a área comercial e de prestações de serviços .

Esporte

A liga de vôlei feminino de Osasco (FINASA) é de reconhecimento nacional, o que torna a cidade mais divulgada em outras localidades.

Fonte: Wikipedia



Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 
  Sobre o EncontraOsasco
Fale com EncontraOsasco
Anuncie no EncontraOsasco
Cadastre sua Empresa no EncontraOsasco (grátis)


Termos EncontraOsasco | Privacidade EncontraOsasco


Bandeira de Osasco