Osasco promove 2ª Feira Regional de Economia Solidária

A Prefeitura da cidade Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), realizou na manhã de quarta-feira, 4 de maio, a abertura da 2ª Feira Regional de Economia Solidária. O evento reuniu cerca de 40 pessoas, dentre elas funcionários da própria pasta de diversos projetos e programas, bem como cooperativistas e membros do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Agrário (MDA), na condição de alunos de pós-graduação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), de Brasília. O encontro aconteceu no Centro Público de Economia Solidária, localizado na Rua Dimitri Sensaud de Lavaud, 70, Vila Campesina.

A secretária interina de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Sandra Praxedes, explicou as transformações ocorridas na área da Economia Solidária no país na gestão da presidente Dilma Roussef, que organiza uma Secretaria que tem como objetivo tratar da erradicação de extrema pobreza – iniciativa que conta agora com o trabalho da ex-secretária da SDTI de Osasco, Dulce Helena Cazzuni. Ela atualmente integra o quadro de servidores do MDS, com o objetivo de debater e consolidar os avanços obtidos na cidade para todo Brasil na área da economia solidária. “Temos a responsabilidade de fortalecer e garantir o funcionamento e a ampliação dessa ação, que é uma forte política pública vigente em vários municípios brasileiros”, destacou Sandra.



A secretária também resumiu o objetivo do evento. “Vamos discutir a inclusão produtiva de cooperados, pessoas em extrema situação de pobreza e entender o contexto dos meios de produção. A discussão parte das políticas públicas que desenvolvemos, da sociedade civil organizada, dos governos, das empresas e ONGS, que deverão dar conta dos desafios colocados para a sociedade brasileira”, explicou. Sandra ainda abordou a importância dos Empreendimentos Econômicos Solidários, da composição do cooperativismo no país, da Lei do Micro Empreendedor Individual (MEI) e falou da articulação no Congresso para a criação de uma Secretaria Especial, que atenda aos interesses de micros e pequenos empresários e ao mesmo tempo interesses dos trabalhadores inseridos na economia solidária.

Após a apresentação, o espaço foi aberto para comentários, dúvidas, sugestões e debates. Em seguida, um material escrito começou a ser confeccionado para ser levado à discussão, em audiência pública, sobre o tema, que acontece no dia 9 de maio, na Assembléia Legislativa de São Paulo.


Fonte: Prefeitura de Osasco





Deixe seu comentário