Com retomada das obras helicentro em Osasco deve ficar pronto em março de 2014

Em janeiro desde ano, um problema na nomenclatura do até então chamado de ‘heliporto’ de Osasco, o HBR 4, suspendeu o alvará das operações no canteiro de obras, mantido às margens da rodovia Anhanguera. Agora, com tudo resolvido, as obras foram retomadas e a previsão é de que o empreendimento seja entregue em março de 2014.

Segundo a Helibase, empresa responsável pelo projeto, o empreendimento é privado e não se caracteriza como um ‘heliporto’. “O Código Brasileiro de Aeronáutica define heliporto como ‘helipontos públicos’. Como o HBR é privado, ele não poderá ser um ‘heliporto’. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) também já se manifestou formalmente e atestou que não se trata de um ‘heliporto’, mas sim de um ‘centro de manutenção’ dotado de um heliponto”, informou a empresa, por meio de sua Assessoria de Imprensa, esclarecendo a polêmica.



A Helibase ressalta ainda que o HBR 4 será um Centro Privado de Manutenção, Hangaragem, Reforma e Conserto de Helicópteros.

Construído na na divisa entre São Paulo e Osasco, o helicentro passa, atualmente, pela fase de estrutura e instalações. De acordo com a Helibase, o acabamento, que inclui colocação de piso e pintura, deve começar em setembro. Já a obra total do HBR 4 está prevista para terminar em março do próximo ano.


Com um investimento de R$ 75 milhões, o helicentro terá capacidade para 150 aeronaves hangaradas e 50 aeronaves em manutenção. Porém, esses dados não implicam, segundo a empresa, em números equivalentes de operações diárias, pois cada cliente do HBR operará a sua aeronave quando desejar, seja para hangaragem ou manutenção.

Apesar dos números, a Helibase informou que não é possível estimar o movimento do helicentro, pois depende do crescimento do mercado de helicópteros e da aceitação dos proprietários das aeronaves.

Fonte: Webdiário





Deixe seu comentário