A Câmara de Osasco realizou, na noite da última terça-feira 13, audiência pública para avaliar os serviços prestados pela Sabesp na cidade. A audiência contou com a presença do superintendente da unidade na região Oeste, Milton de Oliveira, e do gerente da regional Osasco, Josué Fraga. Por mais de três horas, eles responderam aos questionamentos dos vereadores e da platéia. A maioria dos questionamentos pedia explicações sobre problemas causados pela empresa no município e lentidão no conserto. Delcides Regatieri, coordenador da Defesa Civil de Osasco, também participou da audiência em nome da prefeitura de Osasco.
Josué Fraga apresentou números para comprovar que 100% da cidade conta com água tratada e embora comemore o número, Josué admitiu que nem todos os bairros de Osasco contam com fornecimento de água por 24h. Já no que diz respeito à rede de esgoto, apenas 75% da cidade possui rede coletora, sendo apenas 45% coletado é encaminhado para tratamento.
O maior número de reclamações ficou por conta da quantidade de buracos ocasionados por obras da Sabesp. Josué justificou a situação afirmando que a responsabilidade pelas obras era de uma empresa terceirizada que, desde 2011, vinha sendo autuada pela Sabesp por conta do mau serviço prestado em Osasco. O gerente disse que, desde novembro, o contrato com a empresa terceirizada foi cancelado, o que deixou a cidade 70 dias sem serviço na cidade de Osasco de tapa buraco, dando origem a mais de 3.000 solicitações.
Para o coordenador da Defesa Civil de Osasco, Delcides Regatieri, os serviços prestados pela Sabesp são “caóticos”. “Essa empresa não tem comprometimento com os cidadãos”, disparou.
Para Regatieri, a empresa havia prometido implantar até 2012, 83% de coleta de esgoto, sendo 70% desse percentual encaminhado para tratamento, o que até o momento não aconteceu. O coordenador disse que Osasco tem mil vazamentos de água, 1.300 valas abertas e 200 vazamentos de esgoto.
“Falta comprometimento. A Sabesp colocou centenas de residências em situação de risco”, completou.
Milton de Oliveira se defendeu dizendo que a empresa já aumentou o número de equipes em Osasco para atender, até o final de março, todas as solicitações de tapa buraco. Milton ainda se comprometeu a voltar a Câmara no dia 11 de abril para apresentar aos vereadores o resultado dos trabalhos e apontar melhorias no serviço prestado.
Fonte: WEB Diário