Osasco e cidades da região somam 160 casos de dengue entre janeiro e setembro

Entre janeiro e setembro deste ano, as cidades da região Oeste somam 160 casos confirmados de dengue, dos quais 125 são autóctones (adquiridos nos próprios municípios de moradia dos doentes) e 35 importantes (quando a transmissão ocorre durante viagem). Os dados foram divulgados ontem pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde.

O levantamento revela ainda que a incidência de casos perdeu o ritmo nos últimos meses. Até julho, eram 154 registros. E, nos últimos dois meses, foram contabilizadas apenas 6 novas ocorrências.

No acumulado do ano, Osasco lidera os registros, com 59. Em seguida aparece a cidade de Jandira, com 37. As duas cidades foram as únicas que somaram novos casos nos últimos dois meses.



Nas demais, os casos ficaram zerados em agosto e setembro. Ainda assim, Barueri soma 31 registros. Nas demais cidades, os números caem bastante. Carapicuíba soma 13 casos, enquanto Itapevi tem 9 e Cotia tem 7. Santana de Parnaíba fecha a lista, com 4 registros. Já Pirapora do Bom Jesus ainda não registrou casos de dengue este ano.


A tendência, no entanto, é que as contaminações voltem a crescer nos próximos meses, quando começa o período de chuvas. Isso porque o mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença, usa a água parada, principalmente empoçada com as chuvas, para se reproduzir.

Casos de dengue

Cidade Total
Barueri 31
Carapicuíba 13
Cotia 7
Itapevi 9
Jandira 37
Osasco 59
Pirapora 0
Parnaíba 4

Fonte: Webdiário





Deixe seu comentário