Estado quer adiar conclusão da reforma do Fórum de Osasco

O prazo para conclusão das obras de ampliação e adaptação do Fórum da cidade Osasco, no Jardim das Flores, zona Sul, corre o risco de ser adiado por período indeterminado.  A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania deve formalizar, em breve, um pedido de aditamento no contrato para a obra, dando um acréscimo de prazo para finalização do projeto. Atualmente, a previsão é de que a reforma seja concluída no segundo semestre de 2013.

O projeto foi idealizado em 1993, por meio de uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Osasco, a fim de ampliar os espaços para instalação de novas varas, adaptar as salas existentes e melhorar as condições de atendimento na comarca. Ele inclui, para isso, a construção de um prédio, anexo ao atual, em terreno doado pela administração municipal, no Jardim das Flores.

No entanto, a reforma só teve início em 2008. Nesse intervalo, o plano passou por barreiras que foram desde a falta de verbas estaduais até mudanças na planta, que primeiro incluíram um novo prédio de 7 andares, e que só depois passou para o de 12 pavimentos, como consta na planta atual. Para completar, todas as vezes em que foram feitas mudanças, foi preciso firmar um novo convênio com a prefeitura, que arca com parte dos custos.



As obras também passaram por alguns períodos de paralisação, devido a problemas no contrato, incluindo a falta de previsão, no projeto, de terraplanagem, o que leva a essa intenção de aditamento do contrato.


Já em janeiro deste ano, as obras foram retomadas, concluindo as etapas de terraplanagem e de construção do muro de contenção. “Agora estão fincando as fundações para daqui a um mês começar a erguer a primeira laje. A previsão é de que esteja pronto em 18 meses”, acredita Samuel Karazin, diretor da unidade e juiz da Vara de Infância e Juventude de Osasco.
O valor estimado da obra gira em torno de R$ 30 milhões, sendo que 80% serão investidos pelo governo do Estado, e os 20% restantes serão custeados pela prefeitura.

Segundo o diretor, a “área do Fórum vai ser ampliada em duas ou três vezes”, com a criação do prédio anexo, de 12 andares. “Qualquer projeto que resulte na melhora do atendimento para a população é muito bom, e demonstra grande responsabilidade dos entes públicos”, comentou Karazin.

Fonte: Diário da Região





Deixe seu comentário