Música ajuda a melhorar o desempenho de alunos em Osasco

A ideia de um jovem músico percussionista fez a música entrar na vida de crianças e adolescentes de guia de Osasco, na Grande São Paulo. Os parceiros do SP Thiago e Gabriele mostraram nesta terça-feira (8) como o Projeto Arte na Lata ajuda a melhorar o desempenho dos alunos de escolas municipais da cidade.

O Ministério da Educação fornece o dinheiro e a música ajuda a melhorar a nota dos alunos. Quatro escolas da Zona Norte de Osasco foram incluídas no programa. Uma das instituições é a Escola Hugo Ribeiro de Almeida, que fica no bairro do Canaã.

A aula teórica é dada em sala de aula através de cores. Cada cor significa uma batida. O som pode sair de uma simples caneca e da palma da mão. Os ensaios são realizados na praça ou na quadra da escola.



Um galão de tinta velho e um cabo de vassoura se transformam em instrumento. “Bater na lata é uma forma de reciclar o tambor e a lata, além de ser uma forma de brincadeira”, explica o estudante Bruno, de 9 anos.


“É visível a mudança na atenção e na concentração”, avalia a professora Cintia Vieira. A música produzida pelas crianças estará em um clipe musical, resultado da parceria entre o Arte na Lata, a produtora e o apoio de alguns artistas. O objetivo da gravação, que será feita em uma casa de eventos, é divulgar o trabalho do Arte na Lata.

“Um projeto como este é de muita importância. O ser humano é trabalhado na fase de adolescente e criança. Eu fiquei feliz”, conclui o cantor Beto Barbosa.

O pessoal do Arte na Lata recebe R$ 60 por semana, de cada escola, para pagar o transporte dos monitores. Eles pretendem conversar com a prefeitura de Osasco para levar o projeto para outras escolas municipais.

Fonte: G1





Deixe seu comentário