Na Câmara de Osasco, Lapas anuncia 2 hotéis e prorrogação da Lei Cidade Limpa

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, participou na tarde de ontem da 1ª Sessão Ordinária de 2013 da Câmara Municipal de Osasco. Em seu pronunciamento, ele fez um balanço de seu primeiro mês de gestão, detalhou como está o andamento das metas prioritárias de seu Plano de Governo e anunciou o envio de projetos de lei de autoria do Executivo para apreciação dos vereadores.

O destaque, entre os projetos, é o que prorroga em 60 dias o prazo de entrada em vigor das novas regras para fachadas de estabelecimentos comerciais, previstas na Lei Viver Melhor Osasco (Lei Cidade Limpa). “Esse ponto da legislação entraria em vigor em 1º de janeiro, mas pedimos aos vereadores que aprovem essa prorrogação para que possamos fazer uma melhor divulgação da medida”,disse.

Outro projeto prevê a cessão de espaços em próprios públicos, com parques e velórios, para exploração de estabelecimentos comerciais, com lanchonetes e restaurantes na cidade de Osasco . “Hoje, quem vai aos parques, por exemplo, não tem lugar para tomar um suco. Em troca de instalar um estabelecimento no local, o comerciante contribuiria com a manutenção do espaço público”, explicou. Já o terceiro projeto envolve uma “mini” reforma administrativa, com a transformação da Chefia de Gabinete em Secretaria de Gabinete, do Departamento de Comunicação em Secretaria de Comunicação e ainda prevendo a criação da Secretaria de Gestão.

Já no balanço dos primeiros 30 dias de gestão, Lapas afirmou que vem trabalhando para cumprir os principais pontos do plano de governo. Nesse sentido, estão adiantadas, segundo ele, as negociações com o governo federal para a implantação de um Centro de Tratamento Oncológico. “Já quanto a bilhete integrado entre trem, metrô e ônibus, pedi uma audiência com o governador Geraldo Alckmin e coloquei esse ponto como prioritário. Além disso, estamos discutindo com a concessionária Viaoeste a abertura de um novo acesso à Castelo Branco, na avenida Maria Campos e a reabertura do acesso na avenida Getúlio Vargas, também previstas no programa de governo”, disse.




Também foram destacados por Lapas projetos em licitação para construção de 7 novas UBS e 5 novas creches. “Além disso, fomos a Brasília recentemente e abrimos espaço para novas parcerias nessas duas áreas. E ainda na Saúde, abrimos processo seletivo para contratar 187 novos médicos, atendendo a meta de reduzir a fila de espera na rede, principalmente para especialidades”.

Ainda como destaques, nesse primeiro mês, ele elencou a retomada das obras nas calçadas da rua Primitiva Vianco e a tolerância zero adotada com despejo de entulho e a realização de bailes funk. “Além disso, intensificamos a fiscalização de bares e casas noturnas, para evitar tragédias como as que aconteceram na cidade de Santa Maria. Hoje, quando um estabelecimento pede a licença de funcionamento, ele apresenta o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Depois, a renovação dessa licença é feita anualmente, pela Internet. Mas percebemos que muitos estabelecimentos não faziam a renovação do auto de vistoria. Já temos uma equipe trabalhando para mudar esse sistema”, explicou.

Segundo Lapas, também estão adiantadas as negociações com o prefeito da Capital, Fernando Haddad, para remoção da favela que existe no Jardim Wilson, na divisa entre as duas cidades, o que vai permitir a abertura de um novo acesso de Osasco à marginal Pinheiros. “E para a região do Jardim Wilson temos ainda outro importante projeto. Dois novos hotéis, um Íbis e um Fórmula 1 serão construídos na cidade, no local onde funcionava a Igreja Renascer, na avenida dos Autonomistas. Pedimos, como contrapartida, que os empreendimentos façam a canalização do córrego do bairro. É um investimento de aproximadamente R$1,5 milhão e o convênio já foi assinado”, anunciou.

O prefeito também falou sobre os eventos que vão marcar a emancipação de Osasco, em 19 de fevereiro. “Pretendemos entregar a nova rua da Estação de Osasco, a reforma da Emef do Rochdale, 420 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no Jardim Belmonte e ainda fazer o tradicional bolo de aniversário, que este ano será no Parque do Piratininga, pois nossa intenção é levar, a cada ano, a festa para um bairro. Só falta definir as datas”.

Por fim, Lapas anunciou o vereador Aloísio Pinheiro como seu líder na Câmara e pediu a união entre o Executivo e o Legislativo. “Peço o apoio de todos os vereadores para fazer Osasco cada vez melhor”, afirmou.

Fonte: WEB Diário





Deixe seu comentário