Osasco vai abrigar heliporto com 52 metros quadrados na rodovia Anhanguera

Está em obras na rodovia Anhanguera, na divisa entre a cidade de São Paulo e Osasco, um heliporto que vai ocupar 52 mil metros quadrados de área e terá capacidade para receber 200 helicópteros, com previsão de 150 pousos e decolagens por dia.

Para se ter uma ideia da dimensão do serviço que será prestado pelo Heliporto HBR, que está em obras há três meses e deve ser concluído em junho de 2013, esse volume de operação corresponde a metade do que é realizado na Capital. Além disso, será o primeiro com funcionamento 24 horas, segundo revelou reportagem publicada na edição da última quarta-feira do jornal Folha de São Paulo.

Com essa nova unidade, a região passa a abrigar dois dos quatro principais heliportos da Grande São Paulo. Hoje, as aeronaves ficam em empreendimentos de Carapicuíba e ainda nos bairros do Jaguaré e do Morumbi, na Capital, além dos hangares do aeroporto do Campo de Marte e do aeroporto de  Congonhas.



Esses locais contam com toda a aparelhagem e infraestrutura para pousos e decolagens das aeronaves, diferente dos helipontos, mais comuns em edifícios como shoppings, hospitais e empresas, mas que são apenas locais para a parada do helicóptero.


O novo heliporto chega para suprir a demanda do setor. Segundo dados da Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero), os hangares dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte operam com 90% de ocupação e os três heliportos estão no máximo de capacidade.

A “frota” de helicópteros cresce, em média, 20% ao ano na cidade de São Paulo. Somente na Capital há cerca de 400 helicópteros registrados; enquanto a frota do País soma 1.752 unidades.

Fonte: Webdiário





Deixe seu comentário