Secretária vai lutar por maior integração na Educação em Osasco e região

Desde o dia 7 de fevereiro, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SP) na região Oeste da Grande São Paulo conta com novos representantes em seu quadro. A secretária de Educação de Embu das Artes, Lucia Helena Couto, foi escolhida como representante regional titular e Aparecida da Graça Carlos, titular da pasta de Carapicuíba, foi eleita suplente.

De acordo com Aparecida, a principal meta do órgão regional é oferecer mecanismos para proporcionar maior número de vagas em creches. Porém, o grupo tenta proporcionar ações conjuntas que sejam viáveis perante as regras do Tribunal de Contas de São Paulo. “O Tribunal nos impede de participar de algumas atas de registros de preços nacionais, eles têm outro entendimento. É preciso conversar para que entendam que essa ata de registro de preço nacional vai fazer com que utilizemos melhor o dinheiro público. Isso reduz os preços e a qualidade dos produtos é de alta qualidade. Temos um problema de entendimento em relação à questão de registro das atas de preços. Alguns problemas são muito peculiares e comuns, e podemos tentar resolver juntos por meio do debate e ações conjuntas”, explica a secretária.



Professora Cida comenta que o Tribunal de Contas é contra o fato de usar a mesma ata da federação porque cada município tem que fazer todo processo na própria cidade. Um dos argumentos utilizados é de que a Educação seria uma das pastas mais abastadas financeiramente, fator contestado pela secretária. “Estamos tentando mostrar que nós conseguimos produtos mais baratos e com qualidade, usando melhor o dinheiro público. Espero que, com isso, consigamos reverter para varias áreas. Muitos falam que a secretaria de Educação é a mais rica e não verdade. Se fosse assim, todas as crianças estariam na escola da cidade de Osasco e todas seriam de excelente qualidade. Então a secretaria ainda carece de recursos”, justifica a representante de Carapicuíba.

A respeito das novas funções na Undime/SP, a Professora Cida ressalta a diversidade partidária no órgão e o sentimento de cooperação mútua em prol da educação na região. “A educação não pertence a um partido político. Essa visão de compartilhar nos fez participar de vários grupos de discussões e vimos que só a união vai conseguir realmente mudar o setor. Por isso, essa questão de participar e fazer valer as discussões na região também acontece em nível estadual e federal”, acredita.


A Undime/SP abrange 15 cidades do estado: Barueri, cidade de Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Fonte: WEB Diário





Deixe seu comentário