Unidades educacionais de Osasco realizam Pré-Conferência Lúdica

Este ano, a IV Conferência Lúdica da rede municipal da cidade de Osasco acontecerá em novembro e terá como tema: Direitos e Deveres, com base no ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente. A conferência lúdica é um espaço de reunião onde pessoas representantes de diversos segmentos se juntam para discutir e conferir propostas. Visa também o fortalecimento do exercício da cidadania, da democracia e da igualdade desde a infância. A IV conferência tem por objetivo acompanhar e verificar a proposta deste ano, que é trabalhar os direitos e deveres proposto no ECA.

A partir da definição do tema, as unidades deram início às atividades para as pré-conferências, que antecedem a grande conferência. A EMEI Severino de Araújo, por exemplo, optou por trabalhar com soberania alimentar sob o contexto dos direitos humanos da criança e do adolescente. Foram montadas oficinas e rodas de conversa nos seguintes eixos: direito a vida e a saúde, ao respeito e dignidade, direito a convivência familiar e comunitária, direito a educação, a cultura, ao esporte e ao lazer, diversidade e a alimentação saudável. Neste item, a unidade trabalhou com as crianças a horta como preparação para o plantio usando garrafas pet através da reflexão da reciclagem, a importância de cada alimento para a saúde, e a higienização na hora de manusear os alimentos.

Segundo a gestora da escola, Isabel Maria Rebello Pinto Dias, uma dramatização teatral também fez parte dos trabalhos, na qual um ratinho ensinava um leão a lavar as mãos.



“Falar sobre a conferência lúdica é fantástico, pois nossa equipe trabalhou com as crianças através do lúdico. Através dessa perspectiva, os trabalhos desenvolvidos representam uma linguagem social em que a criança apresenta experiências vividas e imaginadas, buscando perceber a si e significar sua realidade”, afirma Isabel.


Na EMEF Profº Laerte José dos Santos, os alunos trabalharam sustentabilidade, alimentação e as diferenças. A gestora da escola, Rita de Cassia Santana, disse que o primeiro passo foi montar um GT- Grupo de Trabalho com três professoras, mais os educadores do Projeto Escolinha do Futuro, para junto elaborarem o projeto a ser desenvolvido a partir do tema. “Quando esse GT elaborou o projeto, ele foi apresentado para os outros professores, que os apresentaram aos alunos. Eles, por sua vez, levaram aos seus pais, que então, passaram a trabalhar juntos. Todos passaram a opinar e sugerir ações, os pais, por exemplo, sugeriram que a unidade faça uma horta”, disse Rita.

A secretária de Educação, Profa. Mazé Favarão esteve nas duas unidades acompanhando as atividades de encerramento das pré-conferências, e ficou muito feliz em ver a integração da escola com as famílias professores e alunos. “O tema escolhido pela escola Laerte, que fala das diferenças mexe muito comigo, pois a desigualdade social, o racismo a escravidão estão aí, vemos notícias toda hora de pessoas sendo exploradas de diversas formas, nós temos que nos perguntar, como eu quero ser tratado? Com base na resposta, eu devo tratar o outro, pois todos têm o direito a alimentação, a ter uma identidade, e todos os outros direitos. A Educação tem limites estabelecidos, e só podemos ultrapassá-los se as famílias e escola trabalharem juntos”, conclui Mazé.

Fonte: Departamento de Comunicação Social





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