Em 11 dias, Osasco registra 92% de toda chuva esperada para janeiro

A cidade de Osasco registrou duas fortes ocorrências de chuvas nos últimos dias. Uma delas na tarde de sábado, dia 8 de janeiro. E a outra entre as 23 horas de segunda-feira, dia 10, e a1h30 de terça-feira, dia 11.

Com isso, apenas nos primeiros 11 dias de janeiro a cidade soma 221,2 mm de chuva, volume que corresponde a 92% do total esperado para todo o mês, que é de 240 mm. Além disso, o volume de chuvas, até agora, já é 40% superior ao contabilizado em todo o mês de janeiro do ano passado, que foi de 157,3 mm.

Nos dois dias de forte chuva, infelizmente, a cidade registrou alagamentos, mesmo com todos os esforços realizados pela Prefeitura para prevenir esse tipo de ocorrência.

Os casos se concentraram principalmente na zona Norte da cidade.  Os dois pluviômetros da cidade, instalados nessa região, apontaram, durante o temporal do dia 10, 90 mm de chuva no entorno do piscinão do Bonança e 60 mm na área do reservatório do Rochdale.


Na segunda-feira, houve ocorrência de enchentes na rua Cuiabá e na avenida Presidente Médici, além da avenida Lourenço Belolli. Já na zona Sul, os alagamentos atingiram a região próxima à prefeitura. Já no sábado, também houve pontos de alagamento na região central.



Os trabalhos da Prefeitura para prevenção e combate às enchentes são ininterruptos. Prova disso é que, nesses locais, houve um rápido escoamento das águas, o que indica que as bocas de lobo e bueiros estão limpos. Os dois piscinões também passam por constante manutenção. Além disso, a prefeitura executa, por meio do programa Operação Cidade Limpa, limpeza dos córregos em diversos bairros da cidade. Dentre os que já receberam este serviço estão o córrego da rua Veneza, no Jardim São Vitor; o da rua João Carlos Munhoz Vaqueiro, no Jardim Novo Osasco; e o da rua Luiz Henrique de Oliveira, em Quitaúna.

Nas edições da Operação Cidade Limpa também são realizados serviços de limpeza de bueiro e bocas de lobo, o que contribui para que os estragos provocados por esse alto volume de chuvas não fossem ainda maiores.

Ressaltamos ainda que, até o momento, mesmo com o grande índice de pluviosidade, não houve registro de desabrigados e nem de feridos.

Além de prestar assistência às famílias atingidas pelas enchentes e executar a limpeza das ruas alagadas, a Prefeitura de Osasco vai manter o trabalho preventivo a fim de evitar novos transtornos à população.

Fonte: Departamento de Comunicação Social





Deixe seu comentário