O Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, também conhecido como Museu de Osasco, localiza-se no município de Osasco na grande São Paulo, era no seu início um casarão que fora construído no século XIX por Antônio Agú (cujo morou no casarão juntamente de sua esposa Primitiva Vianco), a mando do banqueiro Giovanni Brícola. Se tornou museu apenas em 1976 com o intuito de contar um pouco a história da cidade de Osasco desde sua criação. O chalé se localiza na região onde hoje é a Avenida dos Autonomistas.

Museu de Osasco

Em 2007, a prefeitura da cidade de Osasco deu início a obra de restauração do museu, que foi feita cooperativamente com jovens do curso de capacitação profissional em restauro de Patrimônio Cultural. Durante o projeto mais de cem pessoas foram empregadas, além disso o projeto também demandou um trabalho harmonioso com as outras obras de restauro da região. Toda a obra de restauração foi feita respeitando toda a pesquisa a cerca da arquitetura do casarão, não mudando sua estrutura.

Desde 2009, a secretaria municipal da cultura está trabalhando para que alguns bens móveis e imóveis presentes no museu sejam tombados como patrimônio histórico pelo CONDEPA (Conselho Municipal de Defesa e Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural). O projeto ainda está em andamento e não há previsão de término.


Em 18 de maio de 2013, o museu foi reinaugurado pelo atual prefeito da época, Jorge Lapas, a reabertura tinha objetivo de celebrar o dia mundial dos museus. O evento teve como atração principal a peça “A história de Dimitri” e a exposição de arte “Artes e Ofícios”. A prefeitura pretende aprimorar cada vez mais o acervo histórico.



Museu de Osasco Acervo

As obras que lá se encontram são doações de antigos moradores da cidade de Osasco. Todas as obras de certa forma contam um pouco sobre a história da cidade. São encontrados alguns troféus, um antigo fogão à lenha, máquinas de escrever e máquinas fotográficas antigas doadas por jornalistas. Também existe uma sala inteiramente destinada a representar a primeira farmácia de Osasco (todo o acervo da farmácia foi doado pelo dono da antiga farmácia). O museu ainda recebe doações para construção de seu acervo, desde que contribuam para construção e memória da cidade.

As principais obras do acervo são a réplica do avião que deu origem ao primeiro voo da América Latina e o canhão de guerra utilizado na segunda guerra mundial. Ambos não encontram-se mais no museu, pois o avião foi retirado para restauração e o canhão foi furtado.

Horário de Funcionamento Museu em Osasco

  • Segunda a Sexta: das 08h às 17h

Endereço e Telefone Museu em Osasco

  • Av. dos Autonomistas, 4001 – Centro – Osasco – SP
  • Telefone: (11) 3654-3108

Mapa de localização

Museu Osasco
Avalie!